O Natal em Portugal e a minha árvore #MaratonaDeNatal

Olá a todos e finalmente bem-vindos à Maratona de Natal 2016. Esta é se dúvida a época festiva que eu mais gosto, sou uma pessoa super natalícia e tudo o que tenha a ver com o Natal eu fico de estrelinhas nos olhos, não sei se vocês gostam tanto quanto eu do Natal mas caso gostem estão no sítio certo porque durante o mês de dezembro, todas as 4ªfeiras e sábados irá um sair um post novo, e na semana do Natal irá sair um post novo TODOS os dias!
Hoje trago-vos algumas tradições Portuguesas e a minha árvore de Natal.  



  A tradição Portuguesa diz que, no Natal, é o Menino Jesus que traz os presentes aos meninos que foram bem comportados. Mas cada vez mais o Pai Natal tem vindo a ganhar uma maior importância.
Isto deve-se à força que o comércio tem sobre estas épocas festivas, fazendo esquecer as pessoas do verdadeiro sentido do Natal: o nascimento de Jesus.
  Das tradições mais antigas, ainda antes do Pai Natal, ficaram muitas coisas, tais como: o sapatinho novo à frente da lareira (e não a meia pendurada na lareira, como é tradição noutros Países), e à meia-noite do Dia de Natal, uma ou várias prendas e doces aparecem!

 

O presépio é uma das peças fundamentais nas casas das famílias Portuguesas. Para além de Nossa Senhora, São José e o Menino Jesus este é enriquecido com outras figuras tais como: os pastores, a vaca, o burrito (que aqueceram o Menino Jesus com o seu bafo), a estrela do Natal (que guiou os pastores e os Reis Magos), e ainda podem ser decorados com palmeiras, pontes, rios, outros animais, musgo, palha  entre outros.
 
   As casas casa são decoradas com grinaldas, decorações natalícias, luzes, fitas e uma Árvores de Natal não esquecendo o presépio. 
Ruas, lojas, cafés, igrejas decoradas e, cada vez mais as ruas enchem-se de luzes, de decorações e deste espírito natalício.
De Norte a Sul do País o Natal tem as mais variadas tradições, mas em todo o lado se festeja o Natal com a união da famílias e respetivas refeições, prendas, musica, amor e paz.
  A ceia de Natal, inclui o Bacalhau cozido com as batatas e couves, tudo bem regado em azeite.
A Norte do País também se come polvo assado entre outros pratos e doces da época.
   
Com aproximar da meia-noite muitas Famílias vão à Missa do Galo, No fim da missa costuma-se ir beijar o Menino Jesus como prova da sua devoção*
Em algumas aldeias de Portugal faz-se uma fogueira no adro da igreja para "aquecer o Menino" e depois da Missa as pessoas ficarem em volta dela a confraternizar um pouco.

* Piedade ou sentimento religioso.

No regresso a casa, espera-se ansiosamente que o Menino Jesus ou o Pai Natal tenha passado e tenha deixado as Prendas.
 
 No dia de Natal come-se o habitual Perú assado ou o Cabrito, e no final deliciosos doces, como as filhoses, azevias, sonhos, coscorões, broas (de milho, mel e outras), rabanadas, o bolo.rainha ou o bolo-rei.

O Natal é uma altura de união da Família. A Família reunida é sem dúvida o maior presente que o Natal nos pode oferecer. Para aqueles que passam o Natal longe de nós existe o costume de enviar cartões de Boas Festas, como sinal de lembrança, de amor e amizade. Mas com as novas tecnologias basta ir a um computador ou a um telemóvel e ligar pelo Skype! 


Cá em casa toda a gente gosto imenso do Natal e o momento da montagem da árvore é feita por todos (quer dizer cada um á sua maneira ahahah).









Espero mesmo muito que tenham gostado, que tenham aprendido algo novo e vemos-nos na 4ªfeira! 


Beijocas e até lá,
Melani!!

Comentários

Mensagens populares