Outubro Rosa - Uma realidade Feminina

Alô meus queridos, 
  À semelhança do mês passado contamos com mais um post do projeto Escreve-te aqui no blog, hoje o tema é mais ligado às Mulheres. O projeto "Escreve-te" visa abordar assuntos por vezes esquecidos ou não valorizados. 

  O movimento Outubro Rosa (Pink October) surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990, com o intuito de sensibilizar a população quanto à importância da prevenção e diagnóstico precoce na luta contra o cancro da mama.
  Esta é uma data celebrada anualmente com o objetivo de alertar e fortalecer a consciencialização sobre este problema que afeta 1 em cada 11 mulheres em Portugal. 

O Mês de outubro é assim assinalado por duas datas importantes: a 15 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e a 30 de outubro o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama
  É neste período que o Departamento de Educação para a Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro propõe, pelo quarto ano consecutivo, a campanha Onda Rosa. O objetivo desta iniciciativa  é, passar a mensagem de prevenção, recorrendo à ideia de uma onda que “inunda” as várias dimensões da nossa vida quotidiana, seja nas ruas, nos transportes, no local de trabalho ou mesmo no mundo digital procurando incentivar à prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

 Sintomas:
  • Qualquer nódulo ou espessamento na mama, perto da mama ou na zona da axila - A maioria dos nódulos costuma ser benigno, mas mesmo assim devemos estar atentas. 
  • Alteração do tamanho ou forma da mama - O tamanho das mamas é muito importante para detetar a tempo o cancro. Notar que uma delas está inflamada ou com um tamanho diferente é um sinal que requer atenção imediata.
  • Retração do mamilo - é um dos sintomas mais evidentes de cancro da mama. (mamilo virado para dentro da mama);
  • Pele da mama - a pele que cobre o seio também pode sofrer alterações que nos alertam sobre a possível presença do cancro. Entre os sinais destaca-se a vermelhidão, presença de feridas, mudanças de cor, celulite ou aspeto «casca de laranja»;
  • Secreção ou perda de líquido pelo mamilo - algumas vezes, a secreção no mamilo não é um problema e desaparece depois de poucos dias.  No entanto, em muitos casos foi reportado este aspecto como um dos sintomas, já que as mulheres diagnosticadas manifestaram ter uma secreção com odor forte em um ou nos dois mamilos;
  • Perda de peso inexplicável - A perda de peso repentina e inexplicável é motivo de preocupação, já que é um dos primeiros sinais de cancro da mama;
  • Cansaço - Quando o cansaço se torna crónica e não desaparece, apesar de dedicarmos o tempo necessário ao descanso.
Como vigiar a mama?

Tente habituar-se a ver e a sentir as suas mamas regularmente. Pode fazê-lo no banho, quando põe creme corporal ou quando se veste. Não há necessidade de mudar as suas rotinas. Lembre-se de verificar as mamas até às clavículas e as axilas.

Código de 5 pontos de vogilância mamária:

1. Saiba o que é normal em si;
2. Saiba que alterações deve procurar e sentir;
3. Veja e sinta;
4. Informe o seu médico sobre alguma alteração que note;
5. Faça exames de rotina ( a partir dos 50 anos).

Mitos:
Os riscos de contrair esta doença são muitos e variadados. Aumetá-los com mitos urbanos parece uma tentação irresistivel por parte da população. Saiba distingui-los.
  • Usar desodorizante;
  • Usar sutiã com aros;
  • Levar uma pancada na mama;
  • Beber agua quente de uma garrafa de plástico;
  • Pintar o cabelo ou lavá-lo com champô.
Nenhum destes hábitos são perigosos para o cancro da mama!!

Linha Cancro: 808 255 255
Entre o que diz e o que sente a Linha Cancro ajuda-o em todas as questões.
  Seg. a Sexta, das 9h às 18h (dias úteis).

Tem dúvidas?
Quer ajudar?
* Basta carregar nas perguntas para ir diretamente ao site "O Fundo iMM-Laço" e ver as suas questões respondidas*


Não fique indiferente a esta iniciativa nem a este problema! O Cancro da mama é uma realidade que pode bater à porta a qualquer momento, por isso PREVINA-SE.



Um grande beijinho, 
Melani Rodrigues

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares