Setembro Amarelo - Viver é sempre a melhor opção!

Alô a todos, espero que esteja tudo bem com vocês.
  Hoje venho partilhar com vocês um novo projeto no qual estou envolvida e tem se mostrado um grande desafio para mim, a temática deste projeto é abordar assuntos que por vezes são esquecidos ou não são valorizados como deviam ser.



O tema deste mês é “ Setembro Amarelo” conhecido também como o mês da Prevenção do Suicídio.
  A «Campanha Setembro Amarelo» tem como principal objetivo a consciencialização sobre a prevenção do suicídio, alertando a população e as instituições sobre esta realidade. O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, assinala-se a 10 de setembro.
Suicídio em Portugal:
  A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece o suicídio como uma prioridade de saúde pública.
  Portugal está acima da média global de suicídios, apresentando uma taxa de 13,7 por cem mil habitantes em 2015, face a uma taxa mundial de 10,7, segundo dados OMS.
  Perto de 800 mil pessoas suicidam-se todos os anos, o que significa em média uma pessoa a cada quarenta segundos se suicida. 
Taxa de Suicídio no Mundo:
  • Europa (14,1 por cada cem mil habitantes),
  • Sudeste asiático (12,9),
  • Pacífico Ocidental (10,8).
  • Américas (9,6),
  • África (8,8),
  • Mediterrâneo Oriental (3,8)

5 sinais de comportamentos suicidas:
1- Depressão: Cerca de 25% dos suicidas foram diagnosticados com esta doença, que tem como principal sintoma a tristeza profunda, estes doentes são os que merecem maior atenção, nunca esquecendo os outros.

2 - Mudança brusca de comportamento: Quando um indivíduo apresenta problemas emocionais graves, consequentemente a alteração comportamental, mesmo que inconscientemente. Como por exemplo se a pessoa em questão gosta de conversar e de repente começa a ficar mais retraída. Qualquer alteração sem nenhum motivo aparente serve como sinal de alerta.

3 -  Uso de drogas: O consumo excessivo de bebidas alcoólicas, remédios e drogas são agravantes para a pessoa com tendências suicidas, muitas vezes usadas como válvula de escape. “O ato suicida, apesar de envolver uma intenção e um planeamento, acontece num momento de impulso” explica a psiquiatra Maria Cristina De Stefano.

4 - Frases de alerta: Falar em suicídio muitas vezes é visto apenas como forma de chamar a atenção e que a pessoa em questão jamais o fará. Muitas vezes a pessoa falar em suicídio é um pedido de ajuda, que maior parte das vezes é apenas ignorado. Presta atenção a estas frases, são as mais comuns por parte de quem sofre realmente “não aguento mais”, só quero desaparecer” e “quero morrer”.

5 - Histórico de tentativas: As estatísticas alertam: para cada suicídio, há entre 10 e 20 tentativas, ou seja, quem tentou 1 ou várias vezes o suicídio está muito mais vulnerável. “Uma tentativa de suicídio é o maior preditor de nova tentativa e de suicídio”, diz o psiquiatra Humberto Correa da Silva Filho.

Como pedir ajuda?
  A SOS Voz Amiga foi a primeira linha telefónica em Portugal de apoio em situações agudas de sofrimento causadas pela solidão, ansiedade, depressão e risco de suicídio.
   O objetivo da linha é "a prevenção do suicídio", mas surgem apelos com situações diversas, como problemas de solidão, depressão, problemas familiares ou económicos.
7% das chamadas foram feitas por jovens até aos 25 anos, sendo as situações mais relatadas a automutilação, bullying, sexualidade e violência no namoro.
  A ameaça de suicídio representou cerca de 5% das chamadas, sendo que destas 75% foram feitas por "pessoas com ideia de morte" e 15% por pessoas que já tinham "um plano de suicídio.

Não tenhas medo de pedir ajuda!!!
213 544 545/912 802 669/963 524 660 -Diariamente das 16h às 24h
Linha Verde gratuita - 800 209 899 / Entre as 21.00 e as 24.00h.
Ser voluntário: candidata-te no site SOS VOZ AMIGA


Um grande Beijinho
Melani 

Comentários

  1. Olá adorei o teu post . Muito informativo e apelativo para que cada pessoa que puder ajudar o próximo tenha forma de poder saber quando agir. Parabéns!!

    Deparando-me com os números que indicas é mais assustador quando em 40 segundos suicida-se uma pessoa todos os dias.. é triste e lamentável ao que chegamos nos dias de hoje. Pelos mais diversos motivos as pessoas cometem tais atos e é como se nos sentissemos impotentes porque quando nos apercebemos muitas vezes é tarde de mais..

    Na minha opinião e também ao ter aceitado fazer parte do Projeto Escreve-Te achei fundamental dar importância ao que muitas vezes não tem voz. Claro que somente as pessoas que passam por tais coisas poderão ter certezas do que é passar por isso.. Mas e nós? Nós podemos ajudar se estiver-mos alerta daquilo que se passa em nosso redor.
    Temos de dar voz ao que está abafado.. E o mês Amarelo ao ter chegado aos blogues permite dar a conhecer a mais pessoas ainda a realidade do mundo atual e temos de fazer chegar a mais pessoas para as poder alertar para isto.

    www.meanddiamonddot.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, é bom ver que o nosso trabalho realmente começa a ser reconhecido e claro se o pudermos utilizar como forma de alertar sobre alguns problemas da sociedade devemos fazê-lo e é isso que tenho tentado fazer, eu e todos os que realmente querem influenciar a sociedade duma forma positiva!!
      Está na altura que quebrar o gelo sobre determinados assuntos e enfrenta-los, pois juntos somos mais fortes!!
      Um grande Beijinho <3

      Eliminar
  2. Muito interessante o teu post! Bastante informativo e ajuda-nos a compreender um pouco mais determinados comportamentos que nem sempre damos valor. Gostei bastante do facto de teres deixado uma maneira de pedir ajuda. Bom trabalho! Beijinhos
    https://kidsandgrown-ups.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, por vezes basta estendermos a mão para as pessoas aceitarem logo ajuda, foi isso que tentei fazer através deste Post!
      Um grande Beijinho <3

      Eliminar
  3. Não sabia que se podia ser voluntário! Ai minha querida Melani...não fosse eu ter menos de 21 anos que já me tinha candidatado!

    Adorei todas as ideias que expuseste muitíssimo bem sobre este tema tão importante! Obrigada por te teres juntado ao projecto.

    Beijinhos
    A Alfacinha
    www.aalfacinha.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perante a realidade com a qual somos confrontados todos os voluntários são importantes e precisos, infelizmente também não posso ser voluntária ainda!!
      Obrigada eu por me deixarem fazer parte dele!!
      Um grande beijinho <3

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares