Dia de São Martinho e Magusto!


Olá olá, hoje trago-vos um post sobre o Dia de São Martinho e o magusto! Este é sem duvida um dia que gosto muito, pois, sou fã de castanhas, costumo estar com a minha família e amigos à volta da fogueira a comer castanhas quentes e boas. Neste post vou falar um pouco sobre o surgimento deste dia e dar-vos uma ideia de decoração com   castanhas e como fazer cones de papel super giros para colocarem as vossas castanhas!! Espero muito que gostem!


Em Portugal, A chegada do outono e do tempo frio são comemorados no dia 11 de Novembro, Dia de São Martinho. Neste dia, um pouco por todo o país, comem-se sardinhas, assam-se castanhas, bebe-se vinho novo e água-pé. Famílias e amigos reúnem-se à volta de uma fogueira ao ar livre.
Mas poucos são aqueles que sabem o real significado do Dia de São Martinho.
Começando pela história de São Martinho,
reza a lenda que, num dia tempestuoso ia   São  Martinho, soldado romano, montado no seu belo cavalo, quando viu um mendigo quase nu, tremendo de frio, que lhe estendia   a mão suplicante. São Martinho não   hesitou: parou o cavalo, acarinhou o  mendigo e, em seguida, com a espada cortou a meio a sua capa de militar vermelha, dando-lhe metade, para que este pudesse se proteger um pouco do frio. E, apesar de mal agasalhado e sob chuva intensa, São Martinho preparava-se para continuar o seu caminho, feliz. Mas, subitamente, a tempestade desfez-se, o céu ficou límpido e um sol radiante inundou a terra de luz e calor. Diz-se que Deus, para que os Homens não se esquecessem deste ato de bondade praticado pelo Santo. Todos os anos, nessa mesma época, durante alguns dias o tempo frio dá tréguas, o céu e a terra sorriem com a bênção dum sol quente e miraculoso." É o chamado Verão de São Martinho!".
 O costume do Magusto, que tradicionalmente começava no Dia de Todos-os-Santos, é simultaneamente a comemoração da chegada do Outono e um ritual de origem religiosa: o dia do Santo Bispo de Touras - França - (São Martinho) está historicamente associado à abertura e à prova do vinho que foi feito em Setembro. Assim, diz o ditado popular "no dia de São Martinho vai à adega e prova o vinho". No fundo, com o São Martinho e o Magusto comemora-se a proximidade da época natalícia, e mais uma vez, um ditado popular: "dos Santos até ao Natal, é um saltinho de pardal!
Noutros países, como a Alemanha, acendem-se fogueiras e fazem-se procissões, em Espanha matam-se porcos, esta tradição deu origem ao ditado popular “a cada cerdo le llega su San Martín” (cada porco tem o seu São Martinho). Também no Reino Unido existe a expressão “verão de São Martinho” que, apesar de já raramente ser utilizada, está também ligada com a crença de que o tempo melhora nos dias que antecedem o dia de São Martinho.
  
Ficam aqui as minhas pequenas decorações com castanhas, para realizarem estas decorações só precisam de castanhas, palitos, papel branco ou cartolina e uma caneta verde ou preta para fazerem os olhos na cartolina.










Para o cone só precisam duma folha de papel decorada a vosso gosto, eu decorei a minha com estampagem de folhas, vão precisar também de fita cola, depois é só enrolarem a folha até fazer um cone e colam é simples .  

           





















Espero muito que tenham gostado e feliz São Martinho!!
Até breve beijinhos Melani!

Comentários

Mensagens populares